A potência do Dia de Doar no mundo corporativo: o caso de sucesso do Instituto Votorantim

Reprodução: VIA Solidária

Na reflexão anterior do “Vozes MCD”, deixei solta a seguinte reflexão: Impacto (positivo) gera influência? Ou influência é o que gera impacto? 

Naquele momento, eu já tinha em mente algumas ideias embrionárias, mas que com o último Dia de Doar (28/11/2023) se fortaleceram – mas ainda longe de ser uma resposta completa. 

E, como a intenção das nossas reflexões por aqui também é a de compartilhar experiências e melhores práticas, vou partir de uma campanha corporativa para tentar responder à reflexão supracitada. 

Trata-se da VIA Solidária, iniciativa do Instituto Votorantim em parceria com as empresas do portfólio Votorantim que tem como objetivo conscientizar seu público interno sobre a importância da proteção de direitos de crianças e adolescentes fortalecer a cultura de doação para os CMDCAs (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) dos municípios nos quais as empresas estão presentes.

Ao longo dos últimos sete anos foram arrecadados aproximadamente 4 milhões de reais e impactamos positivamente 25 CMDCAs. Pessoas colaboradoras/funcionárias das empresas do portfólio Votorantim podem doar a partir de R$10 ou destinar até 6% do seu Imposto de Renda (para aqueles que realizam a declaração completa do Imposto de Renda), com restituição do valor integral pela declaração no ano subsequente à realização da campanha.

Para fortalecer ainda mais o engajamento e aumentar o número de participantes, além dos tradicionais meios de pagamento (Pix, cartão de crédito ou boleto bancário), as empresas oferecem a opção de desconto em folha de pagamento com antecipação do valor pela sua empresa e quitação em até 6 parcelas iguais de maio a outubro do ano seguinte.

Mas isso dá certo? Como, por que e quem se envolve?

Antes de responder essas perguntas, vale dar um contexto sobre o que é o Programa VIA para além da campanha. O VIA atua com o fortalecimento de políticas e práticas para impulsionar a capacidade institucional e social dos territórios participantes na identificação, resposta e responsabilização de casos de violações de direitos infanto-juvenis com o objetivo de reduzir dos índices de vulnerabilidade e da violência por meio de 3 frentes:

1. Apoiar empresas do portfólio da Votorantim para a construção de uma estratégia abrangente e multidisciplinar para enfrentamento de violências e realiza ações de sensibilização-formação dos colaboradores temporários que estarão nos territórios Votorantim em períodos de obras.

2. Contribui para fortalecer políticas e programas geridos pelo CMDCA, permitindo a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com direitos violados e em situação de vulnerabilidade.

3. Realizada desde 2017, a campanha VIA Solidária promove a mobilização de pessoas colaboradoras e funcionárias das empresas do portfólio Votorantim para incentivo à doação e destinação de IR junto aos fundos municipais da criança e adolescente.

Ou seja, essas 3 frentes atuam de modo interdependente. O recurso arrecadado na campanha complementa o recurso pessoa jurídica também destinado pelas empresas somando ao recurso não-incentivado alocado na área de capital social institucional para que o Instituto Votorantim desenvolva seus respectivos programas, fortalecendo a continuidade dos projetos apoiados por meio de incentivo fiscal. Resumidamente, o caminho do recurso financeiro se dá da seguinte forma:

  1. DESTINAÇÃO/DOAÇÃO – Por meio da campanha, os participantes destinaram até 6% do Imposto de Renda devido, ou realizam uma doação livre, para os municípios participantes;
  2. REPASSE CMDCA – Ao final da campanha, o valor arrecadado por cada município é repassado para a conta bancária do seu respectivo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente);
  3. SELEÇÃO DO PROJETO – O CMDCA avalia, de acordo com uma série de critérios que envolvem impacto e transparência, qual instituição deverá receber os recursos captados;
  4. EXECUÇÃO – A instituição selecionada recebe os valores para o início do seu projeto e o CMDCA, em parceria com o Instituto Votorantim, acompanha o início das atividades e todo o processo de execução;
  5. PRESTAÇÃO DE CONTAS – A instituição presta contas de como as doações recebidas foram utilizadas na realização de cada projeto.

E, em semana do Dia de Doar…

Para fortalecer e celebrar esse movimento global que visa incentivar a solidariedade por meio da conexão de pessoas com causas sociais, e da promoção do ato de doar como um hábito a ser exercitado frequentemente, o Instituto Votorantim estimula que as empresas do portfólio utilizem desta data para que as lideranças façam um chamamento de mobilização. 

As diferentes frentes de engajamento acontecem (reuniões, webinários, participação em DDS, capacitação-formação de embaixadores, etc.), junto com o envolvimento de lideranças altamente engajadas e cientes do impacto social positivo da campanha, fazem desta iniciativa um caso de sucesso! 

A conclusão que posso chegar no presente momento sobre a reflexão inicial deste texto é:

Quando realizamos ações de impacto positivo reconhecido (no sentido daquilo que eu posso enxergar facilmente, assim como mensurar quantitativa e qualitativamente), a influência em um setor se torna consequência orgânica. E, quanto mais influência um programa ganha ao se tornar uma referência a ser multiplicada, maior será nosso legado de impacto social positivo!

Ou seja, vamos nos inspirar nas melhores práticas do setor e nos entender como pares!

Post produzido em colaboração com o Movimento por uma Cultura de Doação, você também pode acessar esse e outros conteúdos no site www.doar.org.br/blog